Se você possui poucos tributos dedutíveis, pode fazer o Imposto de Renda simplificado e manter-se sem pendências com a Receita Federal.
Como funciona o imposto de renda simplificado
Anualmente é cobrada de todos os brasileiros que recebem uma renda mensal estipulada, a prestação de contas junto à Receita Federal, a traves da declaração do Imposto de Renda. Esta declaração precisa ser feita pelas pessoas a fim de evitar problemas futuros nas suas transações bancárias, bem como na utilização dos cartões de crédito em compras, realização de negociações onde envolvam o nome e o CPF. Evite cair na malha fina e acompanhe o post para fazer sua declaração de IR correta evitando riscos.
A declaração do imposto de renda simplificado é uma forma de declaração diferenciada da completa. Nesta declaração, as pessoas que possuem muitas despesas que são consideradas dedutíveis já não se encaixam, sendo necessário que realizem a declaração de imposto de renda considerada completa.
Neste caso, será mencionado sobre a forma resumida para as pessoas que possuem poucas despesas que são consideradas dedutíveis, onde as mesmas além de poder fazer uma declaração de IR mais fácil e prática, podem também receber um desconto de 20% sobre o imposto que precisam pagar, gerando benefícios para o seu caso. Para entender melhor como fazer a declaração do Imposto de Renda, acompanhe este post até o final e confira como baixar também o programa para fazer esta declaração.
Como fazer a declaração de imposto de renda simplificado
Antes de iniciar a declaração de imposto de renda simplificado, é preciso ter ciência de que o mesmo precisa constar todas as despesas da pessoa responsável, bem como daquelas que são consideradas suas dependentes. Para iniciar a declaração, é preciso baixar o programa no site da Receita Federal, o mesmo programa serve para fazer sua declaração e também para enviar os dados até a Receita Federal e confirmar os dados de sua declaração.
Caso tenha dúvidas para fazer esta declaração, basta acompanhar todas as informações disponibilizadas no site, pois este programa é ideal para quem é leigo no assunto, propicia os passos de forma simplificada, ainda mais para quem não precisa fazer a declaração do imposto de renda completo.
Todos os passos, desde baixar o programa até enviar sua declaração são feitos de forma gratuita, o pagamento do imposto é feito depois com a geração do boleto, onde está disponibilizado o desconto padrão para quem precise fazer somente a declaração do imposto de renda simplificado, uma vantagem para quem possui poucas pendencias dedutíveis.
Qual a diferença entre o Imposto de Renda Simplificado e a Declaração Completa?
Essa dúvida é bastante comum, e você pode conferir as principais diferenças na imagem abaixo:
Não deixe para ultima hora fazer sua declaração do imposto de renda! Mesmo sendo na forma simplificada, ainda não é recomendável deixar os prazos ficarem próximos, pois os risco de esquecimento e dúvidas no momento de realizara declaração são bastante prováveis, sendo que podem causar problemas futuros como a queda na malha fina, gerando grandes transtornos para quem trabalha com transações financeiras no cotidiano.
Deixe seu comentário